C.A.T.L.

Enquadramento teórico

O lazer é um fenómeno social de reconhecida importância na sociedade moderna na qual, apesar de tudo, se vive em função do trabalho, tornando-se difícil saber o que fazer com o tempo que resta, o dominado “tempo livre” em determinados grupos etários nomeadamente nas crianças e nas pessoas idosas.

É nesta linha que surgem as instituições públicas e privadas, às quais cada vez mais crianças são confiadas para ocuparem o tempo extracurricular, uma vez que a família perdeu a capacidade ou a disponibilidade para apoiar a ocupação desse tempo.

Desta forma, segundo a Direção Geral da Acão Social (1998), consideram-se centro de Atividades de Tempos Livres (C.A.T.L) “todas as instituições com suporte jurídico em entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos que se destinam a proporcionar atividades de lazer a crianças a partir dos 6 anos e aos jovens até aos 30 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho”.

Público-alvo

Crianças a partir dos 6 anos e aos jovens até aos 10/12 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho.

Constituição da Equipa

Nº de Elementos Funções
1 Diretora Técnica e Coordenadora do ATL
1 Auxiliar de Educação
1 Auxiliar de Educação
1 Auxiliar de Acção Educativa
1 Educadora Soical
1 Escriturário
1 Cozinheira
1 Ajudante de Cozinha
1 Motorista
1 Professora de Dança
1 Professor de Natação

Objetivo Geral

Proporcionar às crianças um desenvolvimento harmonioso e equilibrado.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar condições que contribuam para o desenvolvimento pessoal e integral das crianças;
  • Desenvolver espírito crítico de iniciativa, capacidade crítica, sentido de responsabilidade e de organização;
  • Estimular experiências culturais e recreativas, aproveitando as relações família/escola/comunidade.
  • Proporcionar aos jovens condições de apoio à descoberta das suas aptidões e interesses vocacionais.
  • Através da participação da vida em grupo, permitir a cada criança a sua oportunidade de inserção na sociedade;
  • Garantir o ambiente físico adequado, proporcionando as condições para o desenvolvimento das atividades, num clima calmo, agradável e acolhedor.

Horários

Em período letivo o ATL funciona das 7.15h às 9.00h e das 14.00h às 19.30h. Em período não letivo funciona, ininterruptamente, das 7.15h às 19.30h.

Plano de Atividades: Infância

Calendarização das Atividades Acontecimentos Competências Atividades
Janeiro Comemoração dos Reis Magos Trabalhar as tradições. Elaboração de uma coroa
Fevereiro Carnaval – Festa dos Disfarces Fomentar a interação escola-família;

Promover a socialização entre as crianças em ambiente festivo.

Festa convívio entre todas as valências da instituição com oferta de lanche.
Março Dia do Pai Explorar diferentes materiais. Elaborar uma lembrança para o Pai
Festa da Primavera Sensibilizar para a preservação da Natureza;

Promover a socialização entre adultos e crianças.

Desfile alusivo à primavera
Comemoração da Páscoa Trabalhar as tradições bem como os símbolos caraterísticos desta época. Elaboração de uma lembrança alusiva à Páscoa
Abril Dia da Dança – “Mexer com ritmo” Trabalhar o esprito de grupo através da dança. Dança ComFilhos
Maio Dia da Mãe Explorar diferentes materiais. Elaborar uma lembrança para a Mãe
Dia da Família Trabalhar a importância da Família, promovendo a interação entre escola-Família. Jogos Tradicionais
Junho Dia da Mundial da Criança Promover atitudes relacionadas com os direitos e deveres das crianças. Realização de jogos interativos/Pic-nic no exterior
Julho Dia Mundial dos Avós Estabelecer momentos de afetividade e partilha entre as crianças e os avós. Elaboração de uma lembrança para os Avós
Setembro Início do Ano letivo/Outono Vivenciar momentos lúdicos, explorando o meio ambiente, bem como as suas alterações. Decoração das salas e restantes espaços
Outubro Dia do Halloween Brincar com as tradições, usando imagens características da época. Decoração de abóboras e pinturas faceais
Novembro Dia de S. Martinho Proporcionar momentos interativos entre grupos, brincando com os costumes do S. Martinho. Realização de um Magusto
Dezembro Natal Proporcionar um ambiente Natalício, trabalhando a criatividade. Decoração da Instituição de acordo com a época natalícia/Festa de Natal