Enquadramento teórico
O lazer é um fenómeno social de reconhecida importância na sociedade moderna na qual, apesar de tudo, se vive em função do trabalho, tornando-se difícil saber o que fazer com o tempo que resta, o dominado “tempo livre” em determinados grupos etários nomeadamente nas crianças e nas pessoas idosas.
É nesta linha que surgem as instituições públicas e privadas, às quais cada vez mais crianças são confiadas para ocuparem o tempo extracurricular, uma vez que a família perdeu a capacidade ou a disponibilidade para apoiar a ocupação desse tempo.
Desta forma, segundo a Direção Geral da Acão Social (1998), consideram-se centro de Atividades de Tempos Livres (C.A.T.L) “todas as instituições com suporte jurídico em entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos que se destinam a proporcionar atividades de lazer a crianças a partir dos 6 anos e aos jovens até aos 30 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho”.
Público-alvo
Crianças a partir dos 6 anos e aos jovens até aos 10/12 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho.
Constituição da Equipa
| Nº de Elementos | Funções | 
| 1 | Diretora Técnica e Coordenadora do ATL | 
| 1 | Auxiliar de Educação | 
| 1 | Auxiliar de Educação | 
| 1 | Auxiliar de Acção Educativa | 
| 1 | Educadora Soical | 
| 1 | Escriturário | 
| 1 | Cozinheira | 
| 1 | Ajudante de Cozinha | 
| 1 | Motorista | 
| 1 | Professora de Dança | 
| 1 | Professor de Natação | 
Objetivo Geral
Proporcionar às crianças um desenvolvimento harmonioso e equilibrado.
Objetivos Específicos
- Proporcionar condições que contribuam para o desenvolvimento pessoal e integral das crianças;
 - Desenvolver espírito crítico de iniciativa, capacidade crítica, sentido de responsabilidade e de organização;
 - Estimular experiências culturais e recreativas, aproveitando as relações família/escola/comunidade.
 - Proporcionar aos jovens condições de apoio à descoberta das suas aptidões e interesses vocacionais.
 - Através da participação da vida em grupo, permitir a cada criança a sua oportunidade de inserção na sociedade;
 - Garantir o ambiente físico adequado, proporcionando as condições para o desenvolvimento das atividades, num clima calmo, agradável e acolhedor.
 
Horários
Em período letivo o ATL funciona das 7.15h às 9.00h e das 14.00h às 19.30h. Em período não letivo funciona, ininterruptamente, das 7.15h às 19.30h.
Plano de Atividades: Infância
| Calendarização das Atividades | Acontecimentos | Competências | Atividades | 
| Janeiro | Comemoração dos Reis Magos | Trabalhar as tradições. | Elaboração de uma coroa | 
| Fevereiro | Carnaval – Festa dos Disfarces | Fomentar a interação escola-família;
 Promover a socialização entre as crianças em ambiente festivo.  | 
Festa convívio entre todas as valências da instituição com oferta de lanche. | 
| Março | Dia do Pai | Explorar diferentes materiais. | Elaborar uma lembrança para o Pai | 
| Festa da Primavera | Sensibilizar para a preservação da Natureza;
 Promover a socialização entre adultos e crianças.  | 
Desfile alusivo à primavera | |
| Comemoração da Páscoa | Trabalhar as tradições bem como os símbolos caraterísticos desta época. | Elaboração de uma lembrança alusiva à Páscoa | |
| Abril | Dia da Dança – “Mexer com ritmo” | Trabalhar o esprito de grupo através da dança. | Dança ComFilhos | 
| Maio | Dia da Mãe | Explorar diferentes materiais. | Elaborar uma lembrança para a Mãe | 
| Dia da Família | Trabalhar a importância da Família, promovendo a interação entre escola-Família. | Jogos Tradicionais | |
| Junho | Dia da Mundial da Criança | Promover atitudes relacionadas com os direitos e deveres das crianças. | Realização de jogos interativos/Pic-nic no exterior | 
| Julho | Dia Mundial dos Avós | Estabelecer momentos de afetividade e partilha entre as crianças e os avós. | Elaboração de uma lembrança para os Avós | 
| Setembro | Início do Ano letivo/Outono | Vivenciar momentos lúdicos, explorando o meio ambiente, bem como as suas alterações. | Decoração das salas e restantes espaços | 
| Outubro | Dia do Halloween | Brincar com as tradições, usando imagens características da época. | Decoração de abóboras e pinturas faceais | 
| Novembro | Dia de S. Martinho | Proporcionar momentos interativos entre grupos, brincando com os costumes do S. Martinho. | Realização de um Magusto | 
| Dezembro | Natal | Proporcionar um ambiente Natalício, trabalhando a criatividade. | Decoração da Instituição de acordo com a época natalícia/Festa de Natal | 



