Enquadramento teórico
O lazer é um fenómeno social de reconhecida importância na sociedade moderna na qual, apesar de tudo, se vive em função do trabalho, tornando-se difícil saber o que fazer com o tempo que resta, o dominado “tempo livre” em determinados grupos etários nomeadamente nas crianças e nas pessoas idosas.
É nesta linha que surgem as instituições públicas e privadas, às quais cada vez mais crianças são confiadas para ocuparem o tempo extracurricular, uma vez que a família perdeu a capacidade ou a disponibilidade para apoiar a ocupação desse tempo.
Desta forma, segundo a Direção Geral da Acão Social (1998), consideram-se centro de Atividades de Tempos Livres (C.A.T.L) “todas as instituições com suporte jurídico em entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos que se destinam a proporcionar atividades de lazer a crianças a partir dos 6 anos e aos jovens até aos 30 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho”.
Público-alvo
Crianças a partir dos 6 anos e aos jovens até aos 10/12 anos, de ambos os sexos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho.
Constituição da Equipa
Nº de Elementos | Funções |
1 | Diretora Técnica e Coordenadora do ATL |
1 | Auxiliar de Educação |
1 | Auxiliar de Educação |
1 | Auxiliar de Acção Educativa |
1 | Educadora Soical |
1 | Escriturário |
1 | Cozinheira |
1 | Ajudante de Cozinha |
1 | Motorista |
1 | Professora de Dança |
1 | Professor de Natação |
Objetivo Geral
Proporcionar às crianças um desenvolvimento harmonioso e equilibrado.
Objetivos Específicos
- Proporcionar condições que contribuam para o desenvolvimento pessoal e integral das crianças;
- Desenvolver espírito crítico de iniciativa, capacidade crítica, sentido de responsabilidade e de organização;
- Estimular experiências culturais e recreativas, aproveitando as relações família/escola/comunidade.
- Proporcionar aos jovens condições de apoio à descoberta das suas aptidões e interesses vocacionais.
- Através da participação da vida em grupo, permitir a cada criança a sua oportunidade de inserção na sociedade;
- Garantir o ambiente físico adequado, proporcionando as condições para o desenvolvimento das atividades, num clima calmo, agradável e acolhedor.
Horários
Em período letivo o ATL funciona das 7.15h às 9.00h e das 14.00h às 19.30h. Em período não letivo funciona, ininterruptamente, das 7.15h às 19.30h.
Plano de Atividades: Infância
Calendarização das Atividades | Acontecimentos | Competências | Atividades |
Janeiro | Comemoração dos Reis Magos | Trabalhar as tradições. | Elaboração de uma coroa |
Fevereiro | Carnaval – Festa dos Disfarces | Fomentar a interação escola-família;
Promover a socialização entre as crianças em ambiente festivo. |
Festa convívio entre todas as valências da instituição com oferta de lanche. |
Março | Dia do Pai | Explorar diferentes materiais. | Elaborar uma lembrança para o Pai |
Festa da Primavera | Sensibilizar para a preservação da Natureza;
Promover a socialização entre adultos e crianças. |
Desfile alusivo à primavera | |
Comemoração da Páscoa | Trabalhar as tradições bem como os símbolos caraterísticos desta época. | Elaboração de uma lembrança alusiva à Páscoa | |
Abril | Dia da Dança – “Mexer com ritmo” | Trabalhar o esprito de grupo através da dança. | Dança ComFilhos |
Maio | Dia da Mãe | Explorar diferentes materiais. | Elaborar uma lembrança para a Mãe |
Dia da Família | Trabalhar a importância da Família, promovendo a interação entre escola-Família. | Jogos Tradicionais | |
Junho | Dia da Mundial da Criança | Promover atitudes relacionadas com os direitos e deveres das crianças. | Realização de jogos interativos/Pic-nic no exterior |
Julho | Dia Mundial dos Avós | Estabelecer momentos de afetividade e partilha entre as crianças e os avós. | Elaboração de uma lembrança para os Avós |
Setembro | Início do Ano letivo/Outono | Vivenciar momentos lúdicos, explorando o meio ambiente, bem como as suas alterações. | Decoração das salas e restantes espaços |
Outubro | Dia do Halloween | Brincar com as tradições, usando imagens características da época. | Decoração de abóboras e pinturas faceais |
Novembro | Dia de S. Martinho | Proporcionar momentos interativos entre grupos, brincando com os costumes do S. Martinho. | Realização de um Magusto |
Dezembro | Natal | Proporcionar um ambiente Natalício, trabalhando a criatividade. | Decoração da Instituição de acordo com a época natalícia/Festa de Natal |