Enquadramento Teórico
Segundo o Guião Técnico de Creche desenvolvido pela Segurança Social, “a implantação de equipamentos para as crianças, que não podem estar com a família durante uma parte do dia, impõe-se cada vez mais como forma de ajuda à criança, em primeiro lugar, à família e à sociedade.” É neste sentido que surge a Creche como “uma resposta social, onde a criança deve ser acolhida, amada e respeitada na sua originalidade e ajudada a crescer harmoniosamente.”
Público-alvo
Crianças com idade compreendidas entre os 4 meses e 3 anos de idade podendo estes limites ser ajustados aos casos excepcionais designadamente para atender às necessidades dos pais, com capacidade para de 46 crianças.
Sala | Idade |
Sala 1 | 4 aos 12 meses |
Sala 2 | 12 aos 24 meses |
Sala 3 | 24 Aos 36 meses |
O horário de funcionamento
O horário de funcionamento da Creche é compreendido de segunda a sexta-feira, das 7.15h às 19.30h.
Constituição/Formação da Equipa Técnica
Número de Elementos | Função | |
1 | Diretora Técnica | |
2 | Educadora de Infância | |
3 | Ajudante de Ação Educativa | |
1 | Escriturário | |
2 | Cozinheira | |
1 | Auxiliar | |
1 | Motorista | |
1 | Professora de Dança/Atividade Física |
Objetivos Gerais
- Proporcionar o bem‐estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva, durante o afastamento parcial do seu meio família;
- Constituir‐se como um parceiro privilegiado dos pais na continuidade dos cuidados e do afeto;
- Encorajar a individualização de cada criança respeitando os seus tempos, ou seus ritmos e as suas preferências pessoais, potenciando o desenvolvimento psico-afetivo de cada uma;
- Oferecer diferentes tempos de atividades bem estruturadas e organizadas de sensibilidade do corpo e ao movimento, de expressão criativa e oral, dos conteúdos de relação consigo e com os outros, de abertura ao imaginário, respeitando as suas fantasias, procurando dar sentido e espaço à sua livre expressão, ao seu afeto;
- Estimular o desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo, social e da linguagem;
- Proporcionar a aquisição de hábitos de higiene, de alimentação, de sono e de relacionamento com o outro;
- Criar espaços para que se crie uma relação de amizade, afetividade com crianças para que elas se sintam seguras, amadas, com estabilidade. Para que possam agir e consequentemente crescer num ambiente favorável ao seu desenvolvimento;
- Proporcionar à criança um contato com o meio que a rodeia se sinta conhecedora, integrante e participante nesse meio, para que se desenvolva o processo de socialização;
- Pretende ser o espaço de construção da história feliz de cada criança.